O Projeto M>E>L


    O Projeto originou-se como um estudo pessoal e se transformou em um Processo de Leitura com uma metodologia própria de estudo capaz de nos colocar em contato diário com a Palavra de Deus.
    Diferente de projetos que procuram as prateleiras das bibliotecas sem nenhuma utilidade, o Projeto Holístico pretende dar pragmatismo e objetividade no estudo da Palavra. Para tanto, através das Ministrações e Estudos a Leitura da Bíblia será realizada de forma contextual e inteligível numa Visão Holística.


    O Projeto M>E>L conta com 3 níveis de absorção de conteúdo: as ministrações dos títulos, os estudos dos títulos e as leituras bíblicas. Deste modo, o estudante vai ter a real noção do que está lendo e a certeza onde chegará na sua leitura diária.

    TRICOTOMIA DO PROJETO (M>E>L)


    ✅ Ministração das Aulas: em um total de 96 Títulos, as explicações dos títulos através das aulas são fundamentais para despertar a leitura da palavra de Deus. É a alma do Projeto.
    ✅ Estudo Holístico: em um total de 96 Títulos, esses Estudos vão preparar o aluno ao entendimento da Bíblia. É o corpo do Projeto.
    ✅ Leitura Bíblica: em um total de 64 Títulos, estão dimensionadas para serem lidas durante a semana. É o espírito do projeto.


    O Projeto foi desenvolvido para promover a Palavra de Deus e divulgar o evangelho. Mas vai muito além. É um instrumento que permitirá a você conhecer as Sagradas Escrituras como um todo e descobrir a mensagem por de trás de cada Livro da Bíblia. Acreditamos em uma Mensagem que será revelada através da leitura progressiva e diária da Palavra de Deus.
    Assim como o Homem é um ser Tricotômico (corpo, alma e espírito), esse Projeto têm 3 níveis de absorção de conteúdo. Por ser um Processo de conhecimento da revelação de Deus, vamos chamá-lo a partir de agora de PROLEHB (Processo de Leitura Holística da Bíblia).


    ORGANIZAÇÃO DO PROJETO


    O Processo de Leitura Holística da Bíblia tem a difícil tarefa de organizar todo o conteúdo da Bíblia, sem a pretensão de suprimir ou alterar a sua Mensagem.
    Por isso, vamos utilizar dos conhecimentos holísticos para facilitar a nossa tarefa. Sairemos do todo para chegarmos as partes, isto é, os Títulos. 
    A Visão Holística dará ao Cristão a capacidade de olhar a Bíblia como um todo orgânico. Não podemos pensar a Bíblia apenas como uma biblioteca composta de vários livros independentes, mas como pequenas partes que atuam juntas para a Mensagem do seu Autor.
    Primeiramente, dividiremos a Mensagem Bíblica em 3 (três) grandes volumes:

    ✅ Volume 01 – O Resgate do Homem
    ✅ Volume 02 – O Governo de Deus
    ✅ Volume 03 – O Governo do Homem

    Cada volume contém 4 Partes Cognitivas, totalizando 24:

    ✅ Volume 01 – Preâmbulo; Cristologia; Corpo de Cristo e Sã Doutrina.
    ✅ Volume 02 – Patriarcas Bíblicos; Nação Teocrática; Estado Teocrático e Monarquia Teocrática
    ✅ Volume 03 – Monarquia Dividida; Restauração; Preparação e Parousia.


    Cada volume contém 8 Grupos de Estudo, totalizando 24:

    ✅ Volume 01 – Introdução; Ministério de Jesus; Mistério Revelado; Cartas Iniciais; Cartas da Liberdade; Cartas da Prisão; Cartas Pastorais; Cartas Gerais
    ✅ Volume 02 – Primeiras Alianças; Aliança Sinaítica; Aliança Cananéia; Período dos Juízes; Governo de Samuel; Reino Unificado; Aliança Davídica; Reino de Salomão.
    ✅ Volume 03 – Reino Dividido; Reino de Israel; Reino de Judá; Ruína de Jerusalém; Regresso dos Judeus; Período do Silêncio; Nova Aliança; A Volta de Cristo.


    Os volumes contém um total de 96 Títulos:


    CORES PROLEHB


    Cada Título será representado por uma cor. As cores estão relacionadas com o conteúdo de cada Título. Basicamente temos dois grupos: monocromáticos e coloridos.


    Os Títulos monocromáticos são aqueles que tem a finalidade de contextualizar o Grupo em estudo. Eles explicam os Livros Bíblicos que serão estudados.


    Os Títulos coloridos são aqueles que tem a finalidade de estudar os Livros da Bíblia. Cada cor sinaliza o conteúdo:







    EXPLICAÇÃO DO PROJETO


    Para que você possa entender de uma forma mais cristalina, vamos conceituar alguns termos importantes para o PROLEHB.



    Na Visão Holística, cada figura tem a sua função na criação de novos conceitos fazendo com que cada uma desempenhe um papel fundamental na compreensão do todo.

    É a parte do projeto que tem a finalidade de organizar e entender os 66 Livros através de 3 Volumes

    É a parte do projeto que tem a finalidade de organizar e entender os 3 Volumes através das Partes Cognitivas

    É a parte do projeto que tem a finalidade de organizar e entender as 12 Partes através dos Grupos de Estudo

    É a parte do projeto que tem a finalidade de organizar e entender os 24 Grupos através dos Títulos Analíticos

    É a parte do projeto que tem a finalidade de organizar e entender os 96 Títulos através das ministrações das 96 Aulas

    É a parte do projeto que tem a finalidade de organizar e entender os 66 Livros da Bíblia Sagrada através das 3 (três) formas de leitura da Palavra de Deus

    Assim, o PROLEHB está estruturado para que cumpra a sua função primordial que é resgatar o contato diário do Cristão com a Palavra de Deus.

    BÍBLIA HOLÍSTICA

    De todos os seis termos que definimos acima, Bíblia Holística é o único que tem um duplo significado. 
    Além de organizar os 66 Livros da Bíblia com a criação dos 3 volumes, a Bíblia Holística tem um sentido mais amplo. Ela é a própria Visão que foi apresentada servindo de entendimento da Palavra de Deus através dos Estudos e Ministrações das Aulas.


    A Bíblia Holística é a responsável pela efetivação do PROLEHB através da Visão Holística. A função primordial é organizar os Livros da Bíblia, ou seja, é o estudo da Palavra de Deus de forma sistemática e global. Não é a toa que utilizamos o termo para designar o nosso site.


    Com essa organização, vamos realizar a leitura dos Livros da Bíblia através dos Estudos e Ministrações.


    Como a própria figura mostra, não basta apenas ler a Bíblia Sagrada para termos a Visão Holística da Palavra de Deus, é necessário realizar os Estudos e assistir as Ministrações das Aulas.

    CODILEBI - ALIMENTO DIÁRIO

    Somos fonte de Deus. Viemos de Deus. Necessitamos de Deus, assim como o peixe precisa da água. A Sua Palavra é espírito e vida. Precisamos estar conectado com Deus assim como a planta precisa da terra. Nós precisamos do Abba, nossa Fonte! 

    PATROCINAR O PROJETO

    Desenvolvemos o Projeto sem fins lucrativos há mais de 12 anos. Caso queira contribuir e ser um Patrocinador fiel do PROLEHB (Processo de Leitura Holística da Bíblia) faça a assinatura mensal e contribua com o valor que desejar:

    Patrocinar

    Caso queira contribuir apenas uma vez, selecione os valores abaixo:



    R$ 50,00